Resolvendo com UX o problema do cuidado com a saúde mental na pandemia

Cuidado com a saúde mental na pandemia

 

Como utilizei o Design Thinking para ajudar pessoas que precisam cuidar da saúde mental para equilibrar as emoções.

 
 

O desafio

Esse é meu primeiro projeto como UX designer para o Bootcamp UX Unicórnio e aqui quero compartilhar meu processo e acima de tudo ajudar psicólogos e pacientes a se conectarem para iniciar ou darem continuidade em seus tratamentos melhorando sua saúde mental nesse momento de pandemia.

Durante a pandemia o isolamento social fez cada um de nós aprofundar o olhar sobre o que realmente importa na vida. Algumas pessoas preferem um acompanhamento profissional. Nessa hora entra o profissional de psicologia dando suporte e sendo peça chave na saúde mental. Com esse desafio quero demonstrar como o UX Design pode ajudar a conectar essas duas pontas, paciente e psicólogo.

Como consegui ajudar pacientes e psicólogos a continuarem seus encontros mensais com teleatendimento.

O cenário atual

Com a chegada da pandemia e a necessidade de isolamento social muitas pessoas se viram diante de uma situação difícil de se imaginar. A saída da rotina e a mudança brusca das atividades diárias funcionaram como gatilho para medos, ansiedades, angustias, desânimo, etc. O número de pessoas que procuraram atendimento psicológico aumentou em 300%.

O número de atendimento passou de 1650 para 13k durante a pandemia, um aumento de 700%. O atendimento online é regulamentado desde do ano 2000 pelo conselho federal da categoria. O que facilita a continuidade do atendimento à distância.

Para alguns profissionais é um jeito novo de atender pois o atendimento por vídeo por vezes impossibilita a captação dos detalhes na voz, no leve movimento do corpo.

Objetivo do projeto

Criar uma plataforma de consultas online para que a 60% dos atendimentos de 4 psicólogos sejam realizados somente de forma remota até junho de 2021.

Criar uma plataforma de consultas online para que 60% dos atendimentos de 4 psicólogos sejam realizados somente de forma remota até junho de 2021.

O Mynd visa facilitar o encontro entre psicólogos e pacientes que precisam de ajuda na busca do equilíbrio mental.

Nós observamos que quando não existe um facilitador para esse encontro isso causa uma diminuição de atendimentos causando uma queda de receita do negócio.

Usuários

Nesse primeiro momento iremos focar em uma ponta do projeto, o paciente.
Abaixo temos a persona montada a partir das pesquisas que você verá mais à frente no artigo.

Perfil do usuário

Contexto do usuário

Abaixo demonstro o mapa da jornada do usuário do paciente que busca atendimento remoto.

Pixar StoryTelling

 

Primeira etapa de validação

Pesquisa quantitativa

Eu acredito que: Muitos acham que custa caro fazer terapia. Saberei se estou certo se fizer essa pergunta “Na sua opinião, um acompanhamento psicológico custa em torno de quanto?”Estarei certo se a maioria das respostas for ACIMA DE 101,00.
 
Eu acredito que: As pessoas não sabem onde procurar psicólogos. Saberei se estou certo se fizer essa pergunta “Você sabe onde procurar ajuda psicológica?” Estarei certo se a maioria das respostas for NÃO.

Com a pesquisa montada hora de ir para campo e distribuir a pesquisa. Após um tempo no ar foram obtidas 34 respostas.

Abaixo um resumo dos resultados:

Pesquisa qualitativa

Alternativas de solução

O esforço deve considerar:

 

A solução

Partindo para a ideação.

Com base no que foi recolhido até aqui é hora de rabiscar as primeiras ideias. Aqui a principais ferramentas são o lápis e o papel.

Clique aqui para ver o primeiro protótipo

 

Primeiro teste de usabilidade

Após seleção das tasks mais importantes para o MVP é hora definir as etapas da ação principal. O objetivo do teste é entrar no app escolher um profissional e agendar uma sessão.

O teste foi aplicado em 5 usuários através do Zoom com compartilhamento de tela.

Para cada usuário foi feita um breve apresentação de como seria o teste e a ação principal a ser realizada.

Todos os usuários concluíram com êxito  a tarefa dada e foram feitas algumas sugestões que podem ser adotadas em versões posteriores do app.

 

Fluxo do Usuário e Wireframes

User Flow 

Wireframe

Protótipo de média fidelidade

 
 
PROJETO EM ANDAMENTO.

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